ROAD TO LONDON 2012

Este blog é da exclusiva responsabilidade do autor e efectuado com a autorização do atleta. Terá como primeiro e único desafio, apoiar o Pedro Agostinho na conquista do seu principal objectivo: Os Jogos Olímpicos de 2012

domingo, 24 de maio de 2009

2a Entrevista: Artur Agostinho - Ex-Atleta Sport Lisboa e Benfica

Estava previsto continuarmos, na 2a entrevista, com o atleta do SportingCP Alexis Santos, mas face ao actual momento do Pedro Agostinho (lesionado numa altura em que muito apostava), resolvi alterar a ordem das entrevistas e assim apresentamos hoje uma entrevista com Artur Agostinho, ex-atleta do Sport Lisboa e Benfica entre 1986 e 1995, e tio do Pedro Agostinho.

PN#1 - Já lá 12 anos desde o fim do percurso como nadador. Porque tudo terminou tão cedo?
» Por vários motivos. A natação é um desporto individual onde há dois factores essenciais para suportar uma carreira e um percurso como nadador: O gosto pela modalidade e os resultados. Eu tinha essencialmente o gosto pela modalidade, pois ao nível dos resultados, em grande parte por culpa própria, nunca foram brilhantes. Depois apareceram as lesões, a universidade, as namoradas, as saídas à noite...

PN#1 - Por culpa própria?
» Sim, nunca tive espírito competitivo e sempre fui um "bom camarada". Ainda hoje nas piscinas, quando vou ver o Pedro e a Inês, conheço muita gente. Chegava ao cúmulo de, já nos blocos, falar para o atleta do lado e soltar uma última piadinha. Pode dizer-se que não tinha o mínimo espírito competitivo... e concentração não entrava no meu dicionário (risos).

PN#1 - Mas ainda assim houve bons momentos...
» Sim, claro! Em 11 anos de atleta, os sacrifícios não subsistiam apenas por amor à modalidade. Em 1994, salvo erro, pela mão do Prof. Paulo Gameiro, conquistei um 3º lugar nos 100m Costas, nos Campeonatos Nacionais de Inverno, em Cantanhede.

PN#1 - Se tivesses de escolher o teu melhor momento seria esse?
» Curiosamente não! Com toda a honestidade, escolheria o momento em que provei a mim próprio que poderia ter chegado muito longe como nadador. Fui numa prova, realizada quando estava na GESLoures, que pedi para nadar logo de seguida de ter nadado os 100m Costas. Quando cheguei perto da minha treinadora, Teresa Alves, estavam já a chamar para os 100m Livres e eu pedi para nada erra prova (ainda ofegava da prova anterior), porque queira baixar de 1.00 (isto em 1995 ou 96, salvo erro). A verdade é que "saltei para dentro de água", talvez na única vez que me concentrei na vida, e tirei 4 segundos ao meu tempo. Quando saí olhei para a minha treinadora que me olhou nos olhos e disse: "nem vou dizer nada".

PN#1 - O teu sobrinho, Pedro Agostinho, tem nesse aspecto uma atitude muito mais competitiva do que tinhas, concordas?
» Sim, sim... totalmente. Admiro a capacidade do Pedro resguardar-se antes da provas, entregar-se à sua música, tudo! E acho que ele é que está certo... O Pedro nesse aspecto é um exemplo a seguir por todos os que querem atingir elevados níveis competitivos.

PN#1 - Então e como vês o percurso do Pedro Agostinho?
» Muito poucos sabem, se calhar até vou fazer uma revelação em primeira mão, mas é para mim muito complicado. Não é só o Pedro! O da Inês Agostinho também... Se no caso da Inês vejo um paralelo do que eu fazia mas, acredito, com mais potencial ainda do que eu tinha. No caso do Pedro Agostinho, vejo um exemplo do que eu poderia ter tentado fazer.

PN#1 - E porque é complicado?
» Para terem uma ideia, a primeira vitória que vi do Pedro, lembro-me como se fosse hoje! Foi na piscina do ABVE, era ele atleta do SportingCP na altura. Assim que a prova acabou desatei a correr cá para fora porque chorava quem nem uma criança... Ainda hoje quando lembro esse episódio emociono-me. Não me perguntem porquê, mas o que sinto no momento da chegada à parede e as vitórias deles é algo que não sei explicar.

PN#1 - E esta lesão agora?
» Nem me fales nisso! Fartei-me de lhe dar na cabeça, pela forma como tudo aconteceu. Ele não sabe, ficará agora a saber, mas eu compreendo que estas coisas acontecem e que não foi negligência dele... Agora é fundamental que ele tenha muito juizinho na recuperação para que tudo corra pelo melhor e o resto da época, ou mesmo a carreira, não fiquem afectadas.
Foi um grande revés num momento de boa forma, mas o Pedro tem uma personalidade muito forte.

PN#1 - E Falam muito de Natação?
» Felizmente não! Eheheh... A natação já é um sacrificio demasiado grande para se fazer dentro de água, não vale a pena continuar fora de água ehehehe. Mas qualquer um deles, tanto o Pedro como a Inês, quando falamos respeitam muito a minha opinião e ouvem-me bastante. Não necessariamente porque tenha influência neles, mas porque são uns míudos fantásticos.
Ainda assim, quando falamos, procuro ser exigente com eles, de uma forma como nunca fui comigo, para tentar que eles mantenham a humildade e a determinação, de que são feitos os campeões.

PN#1 - Consideras que há algo de ti no Pedro ou na Inês?
» Não! De todo... nem pensar! E ainda bem... eheheh! O que há... é tudo deles, "contruido" e trabalho unicamente por eles. Devem, ambos, continuar o seu percurso individual, a olhar por si e acreditar nos seus princípios, fundamentos e ideiais.

PN#1 - Costumas assistir às provas do Pedro Agostinho?
» Nesse aspecto, é impossível bater o meu pai, o avô paterno do Pedro! Quando se diz que os avós são pais com açucar, ele bate os records todos no que diz respeito a isso... e os netos adoram o que os avós fazem por eles. Do Pedro e da Inês aos mais novos, todos adoram!
Já eu, nunca vi uma prova dele fora de Lisboa. Ops! Mentira... fui uma vez a Rio Maior a 200Kms/h (espero que a BT da GNR não leia isto) para poder chegar a horas... cheguei lá 3 minutos antes de ele nadar.. eheh. Não vou esquecer esse dia pela pripécia da viagem, mas também porque nesses campeonatos, tanto o Pedro como a Inês estiveram imparáveis.
Nas provas mais perto, quando posso, vou ver o Pedro e a Inês, ainda que infelizmente a Inês ultimamente esteja afastada por lesão.

PN#1 - Então e os Jogos Olímpicos 2012?
» Eu já disse ao Pedro que faço questão de assistir ao vivo à prova que mais o desejo ver nadar - os JO2012. Essa nem que tenha que ir pedir para o Metro para pagar a viagem... eheheh.

PN#1 - Acreditas que ele consiga?
» Mas nem coloco outra hipótese. Acredito a 100% no Pedro e estou muito confiante que vai conseguir lá chegar e tenho até uma fé que não será o único do SLBenfica e se tudo correr como desejo, em 2018... serão dois Agostinhos!

PN#1 - Falemos agora da Natação do Sport Lisboa e Benfica...
» Está a atingir, a pulso, um excelente nível. Aliás, arrisco dizer que o SLBenfica, se tiver capacidade para identificar o mesmo que eu já vi, devia apoiar mais a natação, porque eu acredito que além do Pedro, também a Marisa e o João podem perfeitamente estar em Londres.

PN#1 - "Se o SLBenfica tiver capacidade para identificar o mesmo que tu"? Queres concretizar?
» Claro que sim! Ao Sport Lisboa e Benfica falta coordenação e projecto competitivo para a Natação. O Clube infelizmente está virado para as aulas e o retorno financeiro proporcionado dos utentes da piscina. Basta ver que a Natação no Clube chama-se "Complexo de Piscinas", um erro crasso, na minha opinião!
Esse facto não deveria ser descurado, obviamente, mas deveria haver um Projecto Desportivo e Competitivo para o Clube. Um projecto que permitisse ao SLBenfica formar (ainda) mais atletas de elevado potencial, assim como atrair mais valores para o clube, como vieram o Pedro e a Inês (entre outros). Quanto mais forte for o grupo, mais cada um evolui.
O SLBenfica precisa que haja mais coragem na Natação... para mudar a Natação!

PN#1 - Acreditas, então, que a Natação do SBenfica vai aparecer "em grande" nos JO2012?
» Claramente... mas poderia aparecer ainda melhor, disso não tenho dúvidas. E cada dia que passa é um dia perdido nessa causa. Um dia alguém disse "Há três coisas que não voltam atrás: A palavra dada, a seta lançada... e a oportunidade perdida" e eu gostaria que o SLBenfica não perdesse esta oportunidade. Fica o apelo.

PN#1 - Fazes esse apelo pelo Pedro?
» Nem pensar... Faço-o pelo Pedro, pela Inês, pelo Ricardo, pela Marisa, pelo João, pelo Francisco, pela Raquel, pelas Ritas... por todos! Enfim... PELO BENFICA!

PN#1 - E para quando o teu regresso à água?
» eheheh! Nada disso! Nem à água, nem fora dela! A minha vida pessoal e profissional não me permite. Já tentei, é um facto! Aos 28 anos resolvi tirar o curso de nível I, depois de 11 anos sem nadar mais que 10metros. Ainda dei aulas durante quase um ano, mas a minha vida profissional a juntar às aulas deixaram-me esgotado e tive que abandonar.
Mas deixo desde já o desafio ao Pedro (e mais tarde à Inês) para aproveitarem o estatuto para tirarem o curso através da FPN, pois com o jeito incrível que têm para os míudos e para transmitir conhecimentos, terão seguramente um lugar muito interessante nos cais de piscina.

PN#1 - Para terminar, uma mensagem para o Pedro.
» Se me permites, vou alargar à Inês, que já sei que também tem um blog prometido por ti para quando regressar em força: Acredita mais na única pessoa que pode fazer mudar o rumo dos últimos meses e fazer regressar definitivamente um grande valor da natação em Portugal, acredita... em ti!
Quanto ao Pedro, bom... quanto ao Pedro é-me muito difícil deixar-lhe uma mensagem, porque considero não ter qualquer tipo de moral para isso! O Pedro já fez muito e muito mais do que eu alguma vez sequer pensei em fazer. A ele apenas digo que continue com toda a sua determinação e olhe para cada conquista como uma oportunidade... de fazer ainda melhor. Que cada conquista seja "apenas" o passo anterior à próxima conquista. Mantém a cabeça no lugar... porque não conquistaste nada ainda, comparado com o que podes conquistar se mantiveres uma atitude humilde e determinada.

2 comentários:

  1. estou pacientemente a espera da entrevista c o ALEXIS =)

    Ate la...Viva o Benfica e a sua natacao!

    ResponderEliminar
  2. Carissimo,
    estoua apenas à espera de receber as respostas por parte do atleta.

    ResponderEliminar